Treinamentos

Workshop Definição das Competências Gerenciais e Organizacionais

A crescente pressão nas organizações, públicas e privadas, geradas por mudanças rápidas, frequentemente drásticas e disruptivas na tripla realidade (mundo, organização, indivíduo), coloca o gestor diante de desafios nunca antes imaginados. A Nova Realidade é instigante e inspiradora porém incerta.

Nessa Nova Realidade novos paradigmas nos desafiam com frequência (metaverso, inteligência artificial, learning machine, “dinheiro sem dinheiro” (bit coins, transações P2P, Pix…)), máquinas autônomas, blockchain etc. Isso no campo da tecnologia, já no campo dos relacionamentos humanos as redes sociais, EAD, ICM (interação cérebro-máquina), relacionamentos, à distância e outros, ao mesmo tempo aproximam e distanciam as pessoas. Em função dessa Nova Realidade, muitas vezes os gestores ficam focados em tecnologia e resultados e esquecem que os resultados são conseguidos pelas pessoas, não pelas máquinas.

E qual o papel do gestor nesse cenário? Não muda! A função do gestor é “conduzir o barco com segurança, mesmo sob intensa tempestade”. Um gestor é, basicamente, um gestor de pessoas. Entretanto, não se pretende, neste workshop, desenhar aquele líder super-herói, perfeito, que tem todas as qualificações em grau de excelência. A nossa discussão é no cotidiano, no possível, na abertura para novos modelos e novos comportamentos.

A intenção é, por meio de trabalhos em grupo, vivenciar os processos de definição das Competências Gerenciais e Organizacionais, requeridas em uma Nova Realidade:


◦ Competências Organizacionais – competências que mobilizam os recursos da organização e que orientam as competências individuais;
◦ Competências Gerenciais – base comum de competências individuais para que os ocupantes dos cargos de gestão exerçam suas funções com eficiência e eficácia.

OBJETIVO
Este workshop tem por objetivo proporcionar aos participantes a vivência prática das etapas de definição das Competências Requeridas, Gerenciais e Organizacionais, de uma Organização-Modelo, dentro da Nova Realidade.

METODOLOGIA
O workshop será desenvolvido em Grupos de Trabalho (GT) onde será escolhida uma organização, na qual um dos componentes do grupo atua, que servirá de modelo para o processo. Com base nas informações fornecidas, cada GT definirá então as Competências Organizacionais e Gerenciais da Organização-Modelo escolhida. Dessa forma, os componentes dos GT experimentarão o processo com base em um caso concreto e não em “cases” construídos artificialmente. Assim, poderão replicar o processo em suas próprias organizações.

PÚBLICO-ALVO
Ocupantes de posições de gestão (Diretores, Gerentes e Líderes em geral).

CARGA HORÁRIA
Este treinamento pode ser ministrado em duas modalidades
• Treinamento on line ao vivo: 12 horas divididas em quatro segmentos de 3h;
• Treinamento presencial: 16 horas em dois dias seguidos.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEXTUALIZAÇÃO – UMA NOVA REALIDADE:
• o desafio do Homem em uma era de incertezas;
• os três vetores da incerteza;
• o paradoxo da complexidade;
• reconstrução de paradigmas;
• gestão de mudanças e transições;
• o fator humano nas organizações.

WORKSHOP MÓDULO I -DEFINIÇÃO DAS COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS:
Nesta atividade serão definidas as Competências Organizacionais Requeridas, da Organização-Modelo, na visão dos participantes, da seguinte forma:

1. Alinhamento Conceitual
Exposição dialogada visando alinhar conceitos e preparar os participantes para a atividade seguinte, na qual serão definidas as Competências Gerenciais Requeridas da Organização-Modelo. Serão abordados os seguintes temas:
◦ O que são Competências Organizacionais;
◦ Cadeia de Valor;
◦ Estratégia Organizacional.

2. Definição das Competências Organizacionais Requeridas
Por meio de trabalho em grupo e discussão monitorada pelo facilitador, pretende-se obter uma primeira relação das Competências Organizacionais Requeridas que, na opinião dos componentes dos grupos, mobilizam os recursos da Organização-Modelo.

MÓDULO II – DEFINIÇÃO DAS COMPETÊNCIAS GERENCIAIS:
Este módulo segue a mesma estratégia do Módulo I, só que focando agora as Competências Gerenciais Requeridas, ou seja:

1. Alinhamento Conceitual
Mesma dinâmica utilizada no Módulo I, abordando os seguintes temas:
• Gestão de Processos;
• Gestão de Pessoas;
• Competências Gerenciais.

2. Definição das Competências Gerenciais
Discussão monitorada nos mesmos moldes do Módulo I, só que focando as Competências Gerenciais, com a finalidade de se obter uma primeira relação das competências que compõem uma base comum para os ocupantes de cargos de gestão.

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