Treinamentos

Competências Gerenciais para uma Nova Realidade

A crescente pressão nas organizações, públicas e privadas, geradas por mudanças rápidas e, frequentemente, drásticas na tripla realidade (mundo, organização, indivíduo), coloca o gestor diante de desafios nunca antes imaginados. A Nova Realidade é instigante, inspiradora e incerta – estamos vivendo uma era de incertezas.

E qual o papel do gestor nesse cenário? Não muda! A função do gestor é “conduzir o barco com segurança mesmo sob intensa tempestade”. Não se pretende, neste treinamento, desenhar aquele líder super-herói, perfeito, que tem todas as qualificações em grau de excelência. A nossa discussão é no cotidiano, no possível, na abertura para novos modelos e novos comportamentos.

Não se pretende fornecer uma única resposta certa, uma solução perfeita para cada desafio. Pretende-se sim discutir a respeito dos três Vetores da Incerteza (Conectividade, Velocidade e Intangibilidade), suas consequências e as competências gerenciais necessárias para administrar em tempos de grande imprevisibilidade.

OBJETIVO

    • Refletir a respeito dos principais desafios do gestor na atual realidade;
    • Estimular o pensamento estratégico e a visão sistêmica;
    • Conhecer as melhores práticas de:
      • Gestão de Pessoas por Competências;
      • Gestão de Processos de Trabalho;
      • Gestão de Projetos;
      • Liderança de equipes.

METODOLOGIA

Exposição On Line ao vivo (síncrona) com forte interação dos participantes, exercícios práticos e dinâmicas em grupo. Sob demanda poderá ser ministrado no modelo presencial.

PÚBLICO-ALVO

Diretores, chefes de divisão, funções de gerência, profissionais de gestão de pessoas e profissionais comprometidos com o novo perfil do gestor.

CARGA HORÁRIA

O treinamento on line será realizado em 4 dias, com uma carga horária total de 12 horas, divididas em 4 segmentos de 3 horas cada.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  1. Contextualização – Uma Nova Realidade:
    • Uma era de incertezas;
    • Os três vetores da incerteza;
    • Reconstrução de paradigmas;
    • Gestão de mudanças e transições.
  1. Gestão Estratégica:
    • O metaprocesso estratégico;
    • A pirâmide estratégica;
    • Uma questão fundamental: a definição do objetivo.
  1. Gerenciamento de Projetos:
    • O que é projeto;
    • Critérios para a abordagem por projeto;
    • As etapas de um projeto.
  1. Gestão por Processos de Trabalho:
    • O que é processo de trabalho;
    • Otimização de processos;
    • Medição: indicadores e metas.
  1. Gestão de Pessoas por Competências:
    • Matriz de Competências;
    • Avaliação de Desempenho por Competências;
    • Banco de Talentos;
    • Plano de Desenvolvimento Profissional.
  1. O Fator Humano:
    • O desenvolvimento da personalidade;
    • O processo decisório e a dissonância cognitiva;
    • O conflito: origens e como lidar com eles.
  1. Liderança de equipes:
    • Como funcionam as equipes;
    • Perfis de liderança;
    • Quatro competências básicas e quatro ferramentas potencializadoras.
    • Condução de Pequenos Grupos de Trabalho (PGT).
Avaliação de Desempenho por Competências (ADC)

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