Treinamentos
Avaliação de Desempenho por Competências (ADC)
Avaliar desempenho nem sempre é uma tarefa fácil. Normalmente é um momento de expectativas, ansiedades, resistências e desconfianças. É natural que assim seja, pois os envolvidos, principalmente os avaliados, têm a tendência a se perguntar: serei avaliado com imparcialidade e justiça? O avaliador possui a devida competência para desenvolver esse papel? As minhas qualidades serão consideradas? Por outro lado, os avaliadores talvez não estejam preparados para o processo.
Até há algum tempo atrás, as avaliações de desempenho limitavam-se a analisar aspectos puramente operacionais sem levar em consideração o desenvolvimento profissional e os resultados obtidos pelo indivíduo. Por outro lado, a crescente exigência da sociedade brasileira quanto à melhoria das práticas de gestão deu novas cores ao processo e colocou na pauta das áreas de RH os temas “Gestão por Competências” e “Avaliação de Desempenho”. A observação da prática, no entanto, mostra que, apesar de esses assuntos virem sendo tratados já há alguns anos, as instituições ainda apresentam dificuldades na sua aplicação.
As perguntas que normalmente surgem nessas instituições são: é possível reunir, em uma mesma metodologia os conceitos “desempenho” e “competências”? Como implementar na prática? Esses conceitos e técnicas não são inspirados nas grandes organizações? Será que se aplicam integralmente a qualquer organização? Há uma maneira de medir as competências? Podem-se utilizar competências para medir desempenho?
O programa aqui exposto pretende discutir essas questões ao apresentar aos participantes as melhores práticas de gestão de desempenho por competências já em utilização em diversas organizações públicas e privadas. Este treinamento aborda aspectos metodológicos e práticos da implementação do processo de Avaliação de Desempenho por Competências (Metodologia ADC) que, ao trabalhar com duas dimensões, Competências e Resultados, visa atender tanto as necessidades da instituição quanto os interesses dos servidores, uma vez que privilegia aspectos do desenvolvimento profissional dos envolvidos no processo.
A metodologia ADC parte da comparação entre os requisitos de competências (competências requeridas para bom desempenho das atribuições) e as competências individuais evidenciadas (apresentadas pelos servidores) para gerar a relação das lacunas de competências, ou seja, competências requeridas e não apresentadas. Em outra frente confronta os resultados quantitativos esperados com os apresentados pelo servidor e mostra realizações superiores ou aquém do esperado.
A análise das competências (análise qualitativa) e dos resultados (análise quantitativa) dos servidores, evidencia insuficiências e méritos, necessidades e potencialidades, para orientar a elaboração de Planos de Desenvolvimento Profissional (individuais, setoriais e institucionais) mais ajustados às necessidades organizacionais e aos interesses dos servidores. O resultado desse processo, registrado no Banco de Talentos, possibilita melhor gestão dos diversos talentos encobertos pelo cotidiano do trabalho.
OBJETIVOS
Este treinamento tem por objetivo capacitar os participantes para a implementação do processo de Avaliação de Desempenho por Competências em suas unidades organizacionais ao abordar como:
• definir os requisitos de competências e realizar o seu evidenciamento;
• definir os Indicadores de Desempenho (de competências e de resultados);
• realizar o processo de Avaliação de Desempenho por Competências.
METODOLOGIA
A metodologia utilizada é de exposição dialogada, debates e exercícios com base em casos reais dos participantes, de forma a criar situações onde os participantes poderão absorver o aprendizado e conectarem o conteúdo à sua realidade prática.
PÚBLICO-ALVO
Este curso destina-se a gestores e profissionais de gestão de pessoas da administração pública e da iniciativa privada, tais como:
• profissionais de gestão de pessoas, especialmente em gestão estratégica de pessoas;
• gestores da administração pública ou privada interessados em modernizar práticas de gestão por competências;
• líderes de equipes e responsáveis por planejamento estratégico que buscam integrar tecnologia aos seus processos de desenvolvimento de pessoas.
CARGA HORÁRIA
Na modalidade online o curso terá duração de 12 (doze) horas, em três segmentos de 4 horas cada, em três dias.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
INTRODUÇÃO
• O que é Gestão por Competências e Avaliação de Desempenho;
• O processo de Avaliação de Desempenho por Competências suas finalidades e resultados.
GESTÃO DE PESSOAS E A ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL:
• O processo estratégico;
• Desdobramento dos objetivos estratégicos em projetos e metas;
• Uma Política de Gestão de Pessoas.
PLANEJAMENTO E CONTROLE EM GESTÃO DE PESSOAS:
• Gestão de processos de trabalho e gestão de pessoas;
• Indicadores como instrumentos de mensuração em gestão de pessoas;
• O estabelecimento de metas, visando processos de avaliação de desempenho.
SISTEMA DE GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIAS (SGC)
• O que é competência e sua tipologia;
• Os subsistemas da gestão por competências.
MATRIZ DE COMPETÊNCIAS:
• O que é a Matriz de Competências;
• Estabelecimento das competências requeridas;
• Evidenciamento de competências.
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO POR COMPETÊNCIAS (ADC):
• Como utilizar o conceito de Competências no processo;
• Quem deve ser Avaliado; quem deve ser Avaliador;
• Como definir os Indicadores de Competências;
• As quatro etapas do processo ADC:
◦ o acordo de desempenho;
◦ a reunião de avaliação;
◦ o monitoramento do desempenho;
◦ a possibilidade de discordância – os comitês de calibragem.
• Fatores críticos para o sucesso da ADC;
• Lições aprendidas na prática do serviço público.
BANCO DE TALENTOS (BDT):
• O que é o Banco de Talentos;
• Escalonamento do Perfil de Desempenho Profissional (competências e resultados);
• Matriz de Desenvolvimento Profissional.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL COM BASE EM COMPETÊNCIAS (PDC)
• O que é o PDC;
• Lições aprendidas na prática do serviço público.