Consultoria

Sistema de Gestão de Pessoas por Competências (SGC)

Grande parte das empresas que afirmam possuir um sistema de gestão por competências, na verdade trabalham com uma relação de competências genéricas (liderança, foco no resultado, resiliência etc.). O grande diferencial do SGC é que a definição das competências requeridas é realizada com base nos processos de trabalho que as pessoas realizam, ou seja, naquilo que as pessoas realmente fazem, o que dá muito mais precisão ao processo. 

A metodologia SGC parte da comparação das competências requeridas (necessárias ao bom desempenho de um determinado conjunto de processos de trabalho), registradas nas Matrizes de Competências (MDC), com as evidenciadas (apresentadas pelos profissionais), a fim de gerar a relação das lacunas de competências, ou seja, competências requeridas mas não desenvolvidas. Em outra frente, a comparação entre o resultado esperado e o resultado medido mostra realizações superiores ou inferiores ao requerido.

A análise das competências individuais (análise qualitativa) e dos resultados (análise quantitativa) das pessoas, por meio do processo de Avaliação de Desempenho por Competências (ADC) evidencia insuficiências e méritos, necessidades e potencialidades e orienta a elaboração de Planos de Desenvolvimento Profissional por Competências (PDC) (individuais, setoriais e institucionais) mais ajustados às necessidades organizacionais e aos interesses dos profissionais. O resultado desse processo, orientado pela Política de Gestão de Pessoas (PGP) e registrado no Banco de Talentos (BDT), possibilita melhor gestão dos diversos talentos encobertos pelo cotidiano do trabalho.

MÓDULOS:

  • Matriz de Competências Requeridas (MDC):
    Instrumento metodológico no qual estão registrados os requisitos de competências (competências requeridas e seus graus de exigência) necessários à realização de determinado conjunto de processos de trabalho com eficiência e eficácia.
  • Avaliação de Desempenho por Competências (ADC):
    Processo que identifica os gaps de competências e de resultados visando orientar a elaboração de Planos de Desenvolvimento Profissional.
  • Plano de Desenvolvimento Profissional por Competências (PDC):
    Processo para organizar e implementar ações de capacitação e desenvolvimento profissional mais alinhadas às reais necessidades da organização e aos interesses dos colaboradores
  • Recrutamento e Seleção por Competências (RSC):
    Processo de recrutamento e seleção interno e externo realizado com base na Matriz de Competências.
  • Banco de Talentos (BDT):
    Registro do repertório de dados referentes aos profissionais, aos processos de trabalho conectados às Unidades Organizacionais e aos requisitos de competências. Reúne um conjunto de méritos, conquistas e realizações das pessoas.
  • Política de Gestão de Pessoas (PGP):
    Carta de intenções onde a organização deixa claro suas diretrizes, o que espera e o que oferece, quanto a captação, desenvolvimento, retenção e desligamento das pessoas.

PRODUTOS:

  • Matrizes de Competências definidas e publicadas;
  • Processo de Avaliação de Desempenho por Competências (ADC) implementado e estabilizado;
  • Perfil de Desempenho Profissional;
  • Estrutura do Banco de Talentos;
  • Política de Gestão de Pessoas definida e implementada.
Sistema de Gestão de Pessoas por Competências (SGC)

Mais informações?