Atendimento a Consultores

Curso de Formação de Consultores Empresariais

Nas últimas décadas observou-se uma diminuição do volume dos empregos fixos, no Brasil e no resto do mundo, potencializada pela atual situação econômica.

A migração das profissões mais operacionais para profissões mais técnicas, com alta utilização de TI, incluindo inteligência artificial, agravou essa tendência, o que fez diminuir a necessidade de empregos tradicionais, mas não do conhecimento. Ótimos profissionais, com excelente bagagem e experiência, estão no mercado a procura de “novos desafios”, leia-se novos empregos. Mas essa não é a resposta. É necessário procurar trabalho, não emprego. Trabalho onde seja possível aplicar o conhecimento adquirido ao longo do tempo. E a atividade de consultoria é uma das respostas.

Mas, ser um consultor profissional não é “dar umas consultorias por aí” como se houve com frequência. Consultoria é uma opção profissional e um estilo de vida muito diferente de trabalhar todos os dias na mesma empresa interagindo com as mesmas pessoas.

Neste programa o Consultor André Freitas dividirá com os participantes sua experiência de mais de 30 anos no mercado de consultoria. Passará todas as dicas desde montar o negócio consultoria até a gestão de um projeto de consultoria.

OBJETIVO

Ao longo deste programa, os participantes obterão o conhecimento de como:

    • Encontrar o foco ideal para sua atividade como consultor, assessor, palestrante, instrutor;
    • Estruturar a própria atividade de consultor;
    • Realizar esforços de marketing;
    • Concretizar a venda de trabalhos de consultoria;
    • Estruturar e implementar projetos de consultoria;

METODOLOGIA

São oito aulas pré-gravadas com o Consultor André Freitas, acompanhamento da Jornada do Aprendizado por meio do WhatsApp, um encontro de uma hora on line ao vivo com André Freitas para discussões, dúvidas e questionamentos, além de todo material instrumental (planilhas, modelos, tabelas etc.) mostrados em aula.

É oferecido também no modelo on line ao vivo via Zoom e presencial.

PÚBLICO-ALVO

Profissionais em transição de carreira que tencionam atuar como consultor;

    • Profissionais que já atuam ou atuaram como consultores, para aperfeiçoamento;
    • Clientes de consultoria, para melhor aproveitamento do serviço do consultor.

CARGA HORÁRIA

    • Aulas pré-gravadas: 12 horas;
    • Modalidade on line: 16horas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

A decisão:

    • O que é ser consultor? Perdas e ganhos;
    • Perfil e características de um (bom) consultor;
    • Papéis possíveis de um consultor.

Quanto trabalhar, quanto cobrar, quanto ganhar.

Os 10 passos para estruturação e exercício da atividade de consultor:

1. Definir o foco:

    • O que eu sei X o que eu gosto X oportunidades.

2. Definir os serviços a prestar: tipo de consultor:

    • Forma de atuação;
    • Escolher a metodologia.

3. Definir segmentos-alvo:

    • Critérios para segmentar mercado;
    • Qual o benefício a ser oferecido;
    • Qual o diferencial.

4. Planejamento e estruturação da firma:

    • Tipo de firma;
    • Composição da receita.

5. Marketing:

    • O que realmente conta;
    • Quem é o cliente?
    • Marketing direto e indireto;
    • O consultor e a imprensa.

6. Precificação:

    • Cálculo da taxa-hora;
    • Formas de remuneração.

7. Propostas e contratos:

    • Formas de propostas;
    • Quando dizer não;
    • Definição do escopo;
    • Negociação de propostas;
    • Orçamento;
    • Elaboração de propostas;
    • Contratação.

8. Diagnóstico e gestão de projetos de consultoria:

    • Levantamentos iniciais;
    • Entendimento do negócio e necessidades;
    • Identificação de oportunidades;
    • Elaboração do projeto detalhado e “go-ahead”.

9. Implementação e mensuração:

    • Preparação para a implementação;
    • Revisão do planejamento;
    • Monitoramento e relatórios de progresso.

10. Pós-entrega e recorrência:

    • Extensão e novas frentes;
    • Desdobramentos do projeto atual;
    • Quando termina o trabalho?
Curso de Formação de Consultores Empresariais​

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