Ascese

André Freitas é sócio da ASCESE – ALFreitas, Criatividade e Estratégia Empresarial Ltda., que tem como Missão:

instigar transformações enriquecedoras em pessoas, processos e organizações, a fim de enfrentarem os desafios atuais e construírem o futuro desejado

Seus valores são:

  • Confiabilidade e compromisso;
  • Clareza de propósitos;
  • Parceria com o Cliente;
  • Atendimento pessoal.
André Freitas Consultoria

O nome ASCESE:

Um nome identifica e individualiza algo. No caso de uma empresa, principalmente uma empresa de consultoria, deve refletir seu propósito.

A escolha de um nome para a minha empresa demorou, foi um processo reflexivo. Procurava uma palavra não muito usual que significasse desenvolvimento, transformação, expansão. Em certo momento descansei da busca, mas minha mente, aparentemente, continuou trabalhando em background pois, em um voo para Porto Alegre… eureca! ASCESE! Essa palavra me veio à mente, mas não o seu significado mais profundo.

Algum tempo depois, ainda na dúvida se esse seria o nome adequado, entrei em uma livraria e minha atenção foi atraída para um livro com o título de… ASCESE, do dramaturgo grego Nikos Kasantzákis (Zorba o Grego, A Última Tentação de Cristo etc.). Eureca de novo! Comprei o livro e vi que na contracapa havia a perfeita mensagem que eu estava procurando, transcrita a seguir:

“as palavras adquirem sentidos no uso que delas fazemos, e aquelas que desafiam o tempo detêm, naturalmente, uma rica  história. Esse é o caso da palavra “ascese”, criada pelos gregos antigos, que com ela designavam todo “exercício”, todo treinamento em vista da aquisição de uma mestria. Hoje entendemos por ascese sobretudo um esforço de elevação espiritual, o acesso a um estado superior, a uma consciência purificada das ilusões do mundo. Essa ascese moderna, embora conserve sua raiz grega, foi fortemente influenciada por outra tradição, a judaico-cristã, mais propensa a exigir, como requisito para tal elevação, uma renúncia à sensualidade e aos prazeres materiais, tidos como o reino da frivolidade e da perdição do homem.”

Com isso estava definido o nome da minha empresa, mas com o significado original, atribuído pelos antigos gregos:

Todo “exercício”, todo treinamento em vista da aquisição de uma mestria, mas sem abrir mão da alegria e do prazer.

André Freitas

André Luiz de Freitas é consultor em Gestão Empresarial com grande vivência em Gestão de Pessoas por Competências, Gestão por Processos de Trabalho e projetos de Reestruturação Organizacional. Tem Pós-graduação em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM/RJ) e formação em Desenvolvimento do Potencial Criativo pelo Instituto Latino Americano de Criatividade e Estratégia (ILACE/SP), além de Graduação em Engenharia (UNITAU/SP).

É professor da Fundação Getulio Vargas – FGV Management/Rio nos MBA Executivo em Administração: Gestão da Tecnologia da Informação e Gestão Empresarial: Ênfase em Processos (orientação ao TCC – Plano de Negócio), bem como no MBA de Gestão de Processos (Fundamentos em Gestão de Processos e orientação ao TCC). É professor da FGV Direito/Rio (Gestão por Competências). Foi professor do IBMEC/RJ no CBA em Gestão por Processos de Trabalho (Gestão Estratégica de Pessoas). Foi professor da Universidade Federal Fluminense – UFF (Gestão de Projetos e Gestão de Competências). Foi professor da ESPM/RJ (Planejamento Estratégico de Marketing, Ambiente Empresarial e workshop de Criatividade). Também foi professor de outras instituições de ensino, em diversas disciplinas tais como, Formação de Consultores Empresariais, Ferramentas de Projeto, Estratégias e Técnicas de Negociação.

Atuou como Consultor na FGV Projetos, onde participou da coordenação de grandes projetos de reestruturação organizacional, incluindo o Projeto de Modernização da Gestão do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro. Sua trajetória profissional inclui a passagem pela Coopers & Lybrand Consultores Ltda (atualmente PWC), onde desenvolveu e implementou a Consultoria em Gestão Empresarial no escritório do Rio de Janeiro.

Dentre as organizações públicas e privadas para as quais já prestou serviços de consultoria em Gestão de Pessoas, Gestão de Processos, Reestruturação Organizacional e Gestão de Projetos, destacam-se:

    • Na iniciativa privada: Editora Atheneu, Personal Service, GSK, FININVEST, CETIP, Mercedes Benz do Brasil, GR Serviços de Alimentação, PREVI, KLÜBER Lubrication, L’ORÉAL, Linhas Corrente, GLOBOSAT, Rede GLOBO, GLOBOPAR, Produtos ROCHE, BVQI, Fleischmann & Royal, Mannesmann-Demag, Merck, Becton‑Dickinson e SENAC-SP e RJ, entre outras.

    • Na administração pública: TJ/CE, TRE/SE, Defensoria Pública/RJ, TCE/RO, Poder Judiciário/RJ, TJ/MT, TRE/RJ, TJ/BA, TRT/AL, FIOCRUZ, TRE/PE, TRT/RJ, MP/RJ, SERPROS e SABESP. Orientou a implementação da Matriz de Competências no Poder Judiciário/RJ, no TRE/RJ, no TRT/RJ e no TJ/SE.

É coautor do livro A Reforma do Poder Judiciário no Estado do Rio de Janeiro – Projeto de Fortalecimento e Modernização da Gestão, editado pela FGV/RJ.

Ministra palestras e treinamentos sobre Gestão de Pessoas por Competências, Avaliação de Desempenho por Competências, Gestão de Processos de Trabalho e Gestão de Projetos.